quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Não cai no vestibular

Não se ensinam mais valores nas escolas, não se fala mais de caráter, honestidade. Aliás, isso ainda existe? Não nos cobram cidadania. Temos um sistema de ensino que valoriza mais a certeza do que a dúvida, que enobrece os arrogantes e condena os cientificamente humildes. Apesar da precariedade de nossas universidades, conseguir uma vaga tornou-se o grande sonho da maioria, realidade tão diferente em países 'desenvolvidos'. As escolas apenas focalizam as matérias e os livros cobrados, as propagandas dos colégios somente citam suas aprovações, os alunos são apresentados como concorrentes, o tempo é definido como dinheiro. Somos uma geração cada vez mais indiferente, egoísta. Centramos nossa atenção aos nossos problemas, à nossa concorrida vaga... esquecemos do nosso dever social, das milhares de crianças que morrem antes de completar um ano de idade neste nosso país, algo que tem como causa essa nossa indiferença. Tantos sem condições humanas de vida, tantas mulheres sofrendo abusos, tantas crianças infiltrando-se no tráfico e na violência. É absolutamente fácil culparmos nosso governador, nosso presidente; não assumimos que nossos problemas estão em um grau maior: nas escolas, na televisão, nos lares, nas festas. Estamos todos acomodados, conformados. Nem mesmo aptos estamos a votar aos 16 anos, nosso discernimento não nos permite. Mas o faremos, para que, mesmo que teoricamente, sejamos verdadeiros cidadãos. Mas tudo isso não importa, afinal, seremos sede da copa do mundo de 2014, somos o único país pentacampeão, e pra completar, nada disso cai no vestibular.

4 comentários:

  1. Concordo plenamentee! Hoje o que temos de mais importante, nossos valores, deixam de ser 'poder' para a escola! o que realmente importa é se vc é inteligente suficiente pra conseguir uma vaga na faculdade e dispresam todo seu carater ! tratam-nos como objetos programados pra um so objetivo .. passar no vestibulaR !

    ResponderExcluir
  2. Apesar de culparmos o sistema sulfocante de preparação para o vestibular seguido pelos colégios, é fato que nos deixamos alienar por toda a pressão que recebemos e acabamos seguindo, nos mínimos detalhes, as manhas e artimanhas para podermos adquirir a tão sonhada vaga na faculdade. Como já disseram por aí: "vestibular, um mal necessário". Necessário para adquirirmos um certo status na sociedade, para recebermos seus parabéns, essa mesma sociedade tão criticada por todos e que sempre almejamos, e almejaremos, ao topo. Portanto, é preciso concordar que deixamos de lado aquilo que realmente nos faria uma pessoa melhor, de valores corretos, para entrarmos na universidade, muitos com hipocrisia à flor da pele e uma visão de mundo do tamanho de um amendoim.

    Adorei a idéia do blog!
    Patrícia Schwenck.

    ResponderExcluir
  3. Qual seu sonho então?
    Parar de estudar na 8ª e começar a dar tudo que você tem a pobres?
    O fato é criticar mas acho que você não faz porra nenhuma
    Hipócrita FDP

    ResponderExcluir
  4. ela nao pode parar de estudar na 8a serie porque tah no 3o ano... e estudar faz parte da ideia de mudança, somente com o conhecimento da pra fazer alguma coisa nesse mundo.

    ResponderExcluir