quarta-feira, 12 de março de 2008

Violência

Diz-se que a violencia é inerente ao homem, mas há muitas controversias a respeito disso, para Jhon Locke o homem é uma tabula rasa, portanto nem bom nem mau.
A agressividade humana tambem é estudada pelos evolucionistas, e é vista como um instinto de defesa humano, como instrumento de proteção. Entretanto, atualmente, a violencia vem ocorrendo com mais frequencia e de forma gratuita. Exemplos disso são os espancamentos ocorridos no Brasil, e os casos de massacres nas escolas americanas. Estes sao resultados do preconceito e da exclusão social, algumas das causas da violencia. A banalização do mal é muito incentivada pela midia e pela sociedade, ou parafraseando Hannah Arendt, podemos dizer que a vilencia é resultante da falta de comunicação e empatia humana, as pessoas não conseguem se colocar no lugar uma da outra.
A violencia está inserida na sociedade de uma forma indissociavel, e ela nao é um mal do individuo humano, e sim do coletivo, da sociedade. Uma pessoa nao consegue ser violenta sozinha. Dessa forma cabe a nós sermos mais tolerantes e menos preconceituosos, já que somos a sociedade, e a soociedade é violenta.

Um comentário:

  1. Lucas, adorei sua redação desde a aula de Cléber... imagine agora com essas pequenas, embora notórias, correções. Está ótima!!
    Coloquei um título nessas últimas porque a página estava desorganizada e para chamar atenção quanto ao assunto. Depois você muda porque eu coloquei títulos bem simples.
    =)
    Não sei se percebeu, coloquei uma enquete também. Isso aqui está muito monótono hehehe.

    beijos!

    ResponderExcluir