quarta-feira, 12 de março de 2008

Igreja x Comunismo

Em novembro do ano passado, o papa promulgou a encíclica "Salvos pela esperança", onde cita o marxismo como um mal, fazendo um paralelo entre esse e o ateísmo.
Como devemos encarar tais atitudes tomadas pela igreja catolica? Ele diz: “Precisamos fazer tudo o que podemos para superar o sofrimento, mas bani-lo do mundo não está em nosso poder (...) Somente Deus é capaz de fazer isso.” E ainda: “Um mundo que tem de criar sua própria justiça é um mundo sem esperança”. O comunismo é claramente criticado, onde deixa de ser um meio de melhorar o mundo e se torna um mal. O proprio Jesus dizia: "Viveis em comunhao", e esta comum uniao que foi pregada por marx, aqui é duramente criticada pelo papa. Aqui fica uma pergunta no ar: Porque entao Bento XVI é tão contra o comunismo? Sabemos que com a existencia deste, o estado e todas suas intituiçoes deixariam de existir, o catolicismo continuaria existindo, mas nao a igreja, igreja esta que se sustenta por meio dos males alheios, já que um mundo de paz teria bem menos necessidade de religiao.
Tento ressaltar aqui, o modo como as atitudes pontificas afetam nosso meio, e de forma alguma explicito qualquer forma de antagonismo a religiosidade em si. A religiao é algo que vem de dentro do ser humano, enquanto a igreja é uma instituição.

Fonte:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL199272-5602,00-BENTO+XVI+CRITICA+O+ATEISMO+E+MARX.html?id=newsletterhttp://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL199272-5602,00-BENTO+XVI+CRITICA+O+ATEISMO+E+MARX.html?id=newsletter

Obrigado.

5 comentários:

  1. Não sabia que a Igreja era contra o comunismo... talvez seja devido ao que você disse: as instituições deixariam de existir, assim como a Igreja.
    Concordo quando você diz que a fé vem de dentro de cada um, muito diferente do que às vezes a Igreja no induz a pensar.
    ótimo texto, lucas!
    =)

    ResponderExcluir
  2. Não defendo lênin nem qualquer outro pseudo-comunista, visto que o sistema nunca conseguiu sair do papel.

    As idéias Marxistas são incrivelmente boas e corretas, igualdade é algo tão ruim assim?

    Acho que o techo que mais me chamou a atenção foi esse;

    "já que um mundo de paz teria bem menos necessidade de religiao"

    Concordo plenamente, e ainda gostaria de adicionar, nos últimos 2 mil anos a Igreja (não só a Católica, como qualquer outra religião) não conseguiu melhorar a situação.

    É lógico que a culpa não é (totalmente)do sistema, tanto o Comunismo quanto o Capitalismo não deram e não darão certo.

    Não adianta criar N sistemas que a situação não vai progredir, somente com a Mudança do homem haverá uma mudança na sociedade.

    Se formos perceber é justamente a religião que causa grande parte desses problemas, não progredimos por que não nos unimos, você sendo Mulçumano vai querer se unir a um Judeu?

    [Não digo que é a causa de todos os problemas]


    Outras coisa que me deixa (desculpem o termo) PUTO é a ignorâncoa quanto às outras crenças, a Igreja coloca na cabeça das pessoas que tal coisa (como a teoria da Evolução) é falsa, mas a Evoluçao é como a Gravidade, você pode atirar um pedra pra cima quantas vezes quiser, ela sempre tornará a cair, ou seja, você pode até dizer que ela não existe, mesmo assim não há como Eliminá-la.

    Outra forma de ignorância Cristão é contra os Ateus e Maçons, detesto isso, se vimo numa sociedade livre tenho direito de ser o que eu quiser! Qual é a dos cristãos contra os maçons? A Maçonaria é algo realmente revolucionário pois lá encontram-se membros de várias religiões diferentes.

    Sofro diariamente com o preconceito, só por que sou Ateu, as pessoas me evitam como se eu fosse algo maligno que vá lhes causar mal.

    Ou seja, a Igreja e sua Religião criam uma "cortina de ferro" em seus adeptos, contra as novas formas de pensar. Digamos que você é uma criatura de 2 dimensões, e que em seu espaço há uma porta que o leva para um mundo de 3 dimensões, você nunca saberá da existência de um mundo em 3d se não abrir maldita porta.

    Acredito eu que o único verdadeiro Cristão de toda história da humanidade morreu na cruz, e que nos primeiros 100 anos o Catolicismo foi algo puro, depois que ganhou poder corrompeu-se.

    []

    A Religião é primeira tentativa de explicar a existência, e acho eu que o verdadeiro Deus está em nós, o universo em sí é um Deus, mas que não se dá conta de nossa existência.

    Ou seja, tivemos um começo, de alguma forma, mas não há ninguém lá cima nos controlando, somos nós que escolhemos, não somos joguetes de algo, vivemos no universo (Deus), somos naturalmente divinos.

    Pra finalizar>

    Se não passar a se perguntar quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? E tirar suas próprias conclusões, se não fizer isso, não terá evoluido nada nisso que chamamos de vida!

    Alguns amigos me perguntam: Tah cara! Mas o mundo seria um Caos sem Deus(Cristão).

    Eu respondo: O mundo é um Caos com Deus. Cristão cometem crimes (pecados no geral) todas as manhãs esperando serem perdoados à tarde. Enquanto seres Humanos espiritualmente superiores não fazem tal, pois conhecem que para cada ação que fizerem haverá uma reação.

    O que me deixa intrigado é que muitos dizem que por ser Ateu já estou condenado ao inferno, mas será que somente 40 % da população mundial será "salva", e quanto às outras religiões.

    Se considerarmos o seguinte, uma criança geralmente segue as crenças dos pais, então digamos que um bebê filho de pais Árabes nasça (e este seguirá a Religião de seus pais), este logicamente será condenado ao inferno antes mesmo de nascer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo o cristianismo, e segundo a igreja católica é completamente errado dizer que o filho de um muçulmano irá para o inferno apenas por ser muçulmano.

      Até porque os muçulmanos são também descendentes de abraão, tal como os judeus e os cristãos.

      Eis o que a igreja catolica diz, no Catecismo da Igreja Católica acerca das outras religiões

      §843 A Igreja reconhece nas outras religiões a busca, "ainda nas sombras e sob imagens", do Deus desconhecido, mas próximo, pois é Ele quem dá a todos vida, respiração e tudo o mais, e porque quer que todos os homens sejam salvos. Assim, a Igreja considera tudo o que pode haver de bom e de verdadeiro nas religiões "como uma preparação evangélica dada por Aquele que ilumina todo homem para que, finalmente, tenha a vida".
      ------------------------------------

      Portanto dizer que o cristanismo ou a Igreja Católica ensina que quem não é cristão vai para o inferno é falacioso.

      ------------------------------------

      É errado de igual modo dizer que "o mundo com Deus é um caos".
      Apenas pode afirmar semelhante coisa quem por ventura não conhece o que é o livre arbítrio, e obviamente, quem não conhece Deus.

      Deus é amor e Deus estabelece a ordem. No entanto, e como Deus quer ser amado de livre e espontanea vontade das criaturas, ele deu-lhes o 'Livre Arbítrio'.

      O livre arbítrio mais não é do que a vontade própria da criatura - ser humano.

      Assim Deus auto limita-se a agir na história da pessoa. Podendo e desejando manifestar-SE, mas estando condicionado à vontade e ao desejo da criatura.

      O que assistimos na história é que o ser humano continuamente rejeita Deus, devido ao ser orgulho, e à presunção de que pode resolver os seus problemas e ser auto-suficiente sem a presença amorosa de Deus.E assim rejeitando-O ele não pode agir. Consequentemente se gera o caos.

      É verdade que cristãos cometem crimes. Também é verdade que ateus os cometem e também muçulmanos. A verdade é que todos cometem. Todos pecaram e pecam. A conversão, e a aproximação é algo que requer muito de determinação da pessoa. Deus não faz nada sozinho. Faz de mão dada com a pessoa.

      Se ela é cristã (batizada) e deixa de seguir a Deus, aí tudo pode acontecer. Não é por ser cristã que não pecará.


      Espero ter esclarecido alguma coisa.


      Excluir
  3. Boa Tarde,

    Respeitando a opinião de todos, gostaria de expressar aqui o porquê, da igreja ser contra o comunismo.

    O comunismo é um sistema político e social que defende que todas as propriedades - terrenos, meios de produção, enfim, tudo, levando a que a apropriação de bens seja legítima. Ou seja, se alguém for dono do que quer que seja, o comunismo acha que a população deve apropriar-se dessas coisas. É o caso do famoso Movimento dos Sem Terra (MST) que se apropriam do que não lhes pertence. Para o comunismo não existe propriedade particular.

    A igreja por sua vez diz:
    "Fique bem assente que o primeiro fundamento a estabelecer para todos aqueles que querem sinceramente o bem do povo é a inviolabilidade da propriedade particular." (Sua Santidade, o Papa Leão XIII. Encíclica Rerum Novarum, de 1º de maio de 1891)

    A igreja diz também que a igualdade existe no povo como igualdade de dignidade - todos somos filhos de Deus, no entanto ninguém nasce igual, uns nascem fortes, outros débeis, uns com mais capacidades e outros com menos. O que interessa é que exista um laço de amor em Cristo, que faça com que a partilha fraterna supra as necessidades de todos.

    "Pois bem, os irmãos não nascem nem permanecem todos iguais: uns são fortes, outros débeis; uns inteligentes, outros incapazes; talvez algum seja anormal, e também pode acontecer que se torne indigno. É pois inevitável uma certa desigualdade material, intelectual, moral, numa mesma família. (...) Pretender a igualdade absoluta de todos seria o mesmo que pretender idênticas funções a membros diversos do mesmo organismo." (Sua Santidade, o Papa Pio XII. Discurso aos fiéis da Paróquia de São Marciano, em 4 de abril de 1953)
    ------------------------------------------------

    Outra questão muito importante diz respeito à existência de Deus.

    O comunismo afirma que Deus é uma invenção humana para controlar massas. A igreja sabe que Deus existe, tem prova disso diáriamente com os milagres que acontecem em todo o mundo. Seja de curas sem explicação comprovadas pelos médicos, seja de aparições etc etc etc.
    ------------------------------------------------

    Outro fato de extrema importância diz respeito a Lenine - que foi um dos mentores do comunismo.

    Ele diz que para instaurar o comunismo:

    “Devemos estar prontos à empregar o ardil, a fraude, a ilegalidade e a verdade encoberta ou incompleta”


    Ora isto vai completamente contra a ideologia cristã que é a da verdade.

    Visto isto, penso que todos os argmentos de que a "igreja está com medo", e de "perda de poder" caiem por terra.

    Exitem ainda muitas outras questões relativamente a esta oposição, mas penso que estas bastarão para dar o mínimo de esclarecimento.

    Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  4. ***ERRATA***

    No segundo parágrafo leia-se:

    O comunismo é um sistema político e social que defende que todas as propriedades - terrenos, meios de produção, enfim, tudo - seja comum, ou seja, sem existência de propriedade privada, levando a que a apropriação de bens seja legítima

    ResponderExcluir